Vice-presidente da Académica cita “Os Maias” a propósito de notícia de Record

Exmoº Senhor
Director do RECORD

Guimarães 26/11/2011

Os melhores cumprimentos.

Li hoje, como de costume o Record que Vª Exª competentemente dirige. Deparei-me ali com uma notícia, sem outra origem que não o próprio Record sobre a AG da Associação Académica de Coimbra da qual sou o Sócio nº 7 e é nessa qualidade que escrevo, embora seja também Vice-Presidente da actual Direcção.

A Notícia intitula-se Maló de Abreu foi alvo do Presidente da Briosa, com o Subtítulo: Resposta a Simões adiada . Ali se diz que o Presidente da AAC-Oaf, disse na AG (a citação do discurso é do Record): “Desiluda-se quem pensava que iria deixar cair a Académica nas mãos de gente que mais não sabe do que viver dos rendimentos e de políticas partidárias, de gente que deu cabo da única secção que geriu no Clube, de gente que conseguiu tornar insolvente empresas que geriu. Com a Académica ninguém vai brincar.” – Record 26/1/2011, pag. 15.

Confrontando o texto da notícia com o título não vejo onde é que o Presidente da Académica atacou o Dr. Maló de Abreu. Mas o Jornalista afirma-o. Ora esta maneira de concluir leva-me a Eça e a Os Maias, quando o poeta Alencar se sente retratado numa afirmação de Palma Cavalão e fica tremendamente ofendido. Eça escreve (cito de cor, garanto a ideia não as palavras): Imaginemos que vou a subir o Chiado e ouço: – É Burro!. Chego a casa, afilo as orelhas, alongo o nariz, apalpo o queixo. Era comigo!

Isto é, quem retratou com as palavras do Presidente o Dr. Maló de Abreu foi o Senhor Jornalista. É pois ao Senhor Jornalista que o Dr. Maló de Abreu terá de pedir explicações pela abusiva conclusão e é para o Senhor Jornalista a hipotética e não presumível “resposta adiada”. Não para o Engenheiro Simões. Ou será que o Senhor Jornalista sabe que, realmente, tudo o que cita são “predicados” do Dr. Maló de Abreu!? Se é isso o caso é pare dirimir entre os dois.

Com um Bem Haja pela publicação desta carta sou com apreço

Gonçalo dos Reis Torgal

Partilhar

Os comentários estão fechados.