Una vergüenza en Lisboa

 


Onde estavam
esses chefões
sempre tão  prontos
a aparecer na televisão?

Se eu fosse espanhol e visse as “edificantes” imagens televisivas do confronto de díscolos de quinta-feira, em Alvalade, sentiria alguma revolta por ver compatriotas meus a serem recebidos daquela maneira em Lisboa? Claro que não, pois conheceria, como todos conhecemos, a escumalha que se alberga por detrás da generalidade dos emblemas, por mais prestigiados que sejam, como é o caso do Atlético de Madrid e igualmente do Sporting.

O futebol, por maiores cautelas que se tenham, continuará a ser válvula de escape para muitos “descamisados” desta sociedade doente e também o ninho onde se aquecem energúmenos dos mais diversos níveis, prontos para espalhar o pânico e exorcizar, nos atos de vandalismo e na desordem pública, as suas frustrações. Basta lermos alguns comentários nos sites de desporto – e em especial os impublicáveis… – para aquilatar bem o calibre tortuoso dessa malandragem.

Não sendo isto novidade, como qualificar então o comportamento dos responsáveis policiais na organização da segurança do Sporting-Atlético, que nada previram, nada preveniram e de nada cuidaram? As imagens de alguns agentes dispersos, que fugiam perante a carga da espanholada, fizeram pior à imagem da polícia do que cinco anos, ou dez ou 20, de desconsiderações absurdas da tutela.

Onde estavam anteontem os comandantes, esses chefões sempre tão prontos a aparecer à frente das câmaras de TV, com ares de grande operacionalidade e eficácia? E onde estavam antes, quando deviam ter planeado e não planearam? E o ministro Rui Pereira, além de coisa nenhuma, o que diz disto?

Amanhã, no Algarve, 1.100 agentes estarão destacados para manter a segurança. Mas se forem dirigidos como os pobres que andaram por Alvalade a fazer de carne para canhão, então vamos voltar a ter bagunça. E da grossa.

Canto direto, publicado na edição impressa de Record de 20 março 2010

 Sábado, 20 Março
• 18:53 – Victor de Sousa
Sr. TONI. Antes de mais, devo esclarecer que os vermelhuscos são gente de boa indole. Claro que no melhor pano cai a nódoa. Mas lembre-se que, há uns anos atrás, a claque do norte era um terror. Comandados por gente de indole muito baixa, onde facadas, destruição de estações de serviços, queimar carros privados, chantagem, agressões encomendadas eram o pão de cada dia. Lembra-se da facada a um adeptos do SCP no comboio? Ah pois, voce deve ser uma flor, para não se lembrar de nada.
• 18:48 – Tiago Almeida
Conseguiram o titulo de juniores à pedrada pensavam que também teriam a mesma sorte e obter vantagem com pedradas na liga europa…
• 18:31 – Tony
e vergonhoso ver vermelhuscos a comentar esta noticia ou ja se esqueceram que ate mortes ja fizeram! miseraveis!
• 18:29 – James Blunt
Porra!! Como é q os lagartos aindam tem coragem de culpar os outros? Tenham vergonha, pela vossa atitude, baixa, desumana, suja e lamentàvel! Isto é futebol? Agreções, pancadarias, insultos, bofetadas, é isto q entendem do futebol? Castigo jà!!!!
• 18:25 – James Blunt
Concordo com o Alexandre Pais, esses lagartos são mesmos uma cambada de escumalhas! Foiexactamente assim e com esta atitude de arruaceiros q ganharam nos juniores!! Verguenza!!!!!!! Castigo exemplar é o q se exige a esse pseudo-clube!Vocês mancharam o nome do Portugal!!
• 18:25 – Joao
Gostava de perguntar aos sportinguistas se desta vez tambem foi culpa do benfica de andarem à pedrada!????
• 18:24 – Pedro Cruz
Sim, em Alcochete os Sportinguistas é que começaram a mandar pedras… das bancadas! Porque o que não falta nas bancadas, ao lado de cada cadeira, é um monte de pedras para quem alugar aquela cadeira durante 90 minutos… epá, ganhem juízo.
• 18:19 – Vitorino Diogo
Prova-se que o crime compensa. Foi assim que estes “senhores” conseguir “ganhar” um título de juniores! Pobre clube de viscondes…
• 18:15 – Antonio Brito
Sabe o sr. Alexandre Pais e sabe toda a gente, ESCUMALHA é toda aquela corja que andou ali á pedrada deviam era ficar uns aninhos fora das competicoes europeias que era para aprenderem de vez. Mas nao ca ainda se da os titulos a quem faz isto!
• 18:09 – brunosal
Quem nao sente não é filho de boa gente! Mas nao esqueçamos q foi um dirigente do Sporting a lançar as polémicas (Salema) e ao q me parece num noticiário televisivo entrevistaram um adepto/ dirigente de uma claque q se congratulava por ter deixado um adepto de coma. O q esperar se foi assim q eles ganharam o último campeonato de juniores, tambem em casa (na academia) mas os adeptos do SLB q vinham com 3 policas é q foram responsabilizados Futebol não é violência
• 15:18 – John Ribeiro
Os 5 mil adeptos do SCP qd foram a Madrid foram recebido por Policias a pe e a cavalo. Pq ja teem expriencia de grande concentraçao de pessoas. Em Portugal a Policia ja estava toda moblizada para o jogo da Taça da Liga!? Agora veem o Pre. da FPF afirmar q o SCP deve sofrer as consequencias da UEFA e, pelo mesmo diapasao afirmou o Pre.da Liga. Qd mataram um adepto do SCP este Madail so pagou ah familia em tribunal e, o que acontecia num jogo da UEFA se um adepto agredice um fiscal de linha?
• 15:08 – Fernando Silva
Foi um trabalho bem executado por uma claque séria, honesta, de origem muito fina até fidalga e pasme-se legalizada! que eu não sei o que significa mas que não resulta. Aliás teve o mérito de conseguir ganhar um campeonato de júniores com as próprias armas!!!!
• 14:44 – Marco Valle Santos
Estou a ver que quando houve pedradas nestes últimos tempos, houve sempre um denominador comum, mas a culpa é do SLB.
• 13:21 – Utilizador Registado
Seria bom que a UEFA imposesse pesada multa e 4 ou 5 jogos a porta fechda, ao Sporting. Afinal foi o Salema SEM SAL Garcao Sem asas,continua insistindo a querer voar E Manager? do Futebol do Sporting.que convidou a violencia. Com pesadas penas aplicadas,os Eleitores da Cotinuidade pensariam melhor em Quem votar na proxima vez, ou corriam com estes inuteis a pontape,antes ainda dos 3 anos pra a Eleicao. SCP4EVER,mas realista.
• 12:58 – jaal
Como foram recebidos os adeptos do Sporting em Madrid? Com flores?
• 12:22 – Olho Vivo
Foi assim que ganharam um campeonato de Juniores!!! No caso, como se viu na TV, com pedras nas bancadas!
• 11:12 – VERMELHOvzky.blogspot.com
E como lagarto que és, devias ficar preocupado com o constante envolvimento dos meninos das vossas claques em situações destas. São uns desgraçadinhos, eles. Devia se preocupar com isso e com os grandes directores desportivos que têm.
• 11:00 – macky
Num clube com a dignidade do SCP,só resta uma atitude a um seu dirigente desportivo que inventiva os adeptos a atitudes indignas:A DEMISSÃO. Estou à espera de que um clube que quer ser um exemplo,tome essa atitude,depois dos acontecimentos vergonhosos que assisti em Alvalade.
• 10:35 – leâo de Amsterdam
A tal Verguenza deve ser criticada na totalidade e não só aos tristes acontecimentos de Lisboa,ao que parece em Madrid a inprensa Portuguesa pouco importância deu ao acontecimento que foi igual ao de Lisboa

• 10:35 – leâo de Amsterdam
A tal Verguenza deve ser criticada na totalidade e não só aos tristes acontecimentos de Lisboa,ao que parece em Madrid a inprensa Portuguesa pouco importância deu ao acontecimento que foi igual ao de Lisboa
• 10:21 – msousa16
Sem duvida que é uma vergonha porque não é só mostrar que é um clube medriocre mas também manchar o nome do pais, mas em Portugal já tudo é possível mas no meu ponto de vista os grandes culpados foram os gajos da Juventude Leonina visto que viu se um adepto ou um rufia a mandar a primeira pedra ao autocarro dos Ultra e como é normal os adeptos do Atlético não iam ficar parados e também responderam e o mais vergonhoso ainda é um adepto do Sporting falar acerca de ter levado porrada das autoridad
• 9:55 – Antonio Matos
Nunca, em Portugal, ocorrera algo semelhante.Dada a dimensão e gravidade dos acontecimentos e tendo em atenção os gritos de guerra, proferidos, na vêspera, por alguém com responsabilidades, na agremiação leonina, achei estranho que, no dia seguinte, ninguém se tivesse debruçado sobre o assunto.Apenas se noticiaram os factos.Hoje, ao ler este naco da crónica, fico mais irritado que surpreendido.Há coisas que não se podem minimizar, por muito que se maquilhem.Una verguenza, efetivamente.
• 9:12 – MikeEspiga
O Sr. Alexandre Pais sabe ao certo o que sucedeu em Madrid e em Alvalade? Se sabe devía chamar escumalha a quem efectivamente o é. Se não sabe devía ir tentar saber.

 

 

Partilhar

Os comentários estão fechados.