Tudo à vela: duas federações em guerra (carta de protesto de uma das partes)

Exmo. Senhor Director do Jornal Record,

Mais uma vez o Jornal Record divulgou ontem uma noticia tendenciosa a favor do Sr. Leandro, Presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV).

Sei que o Sr. Rui Costa, contratado pela FPV como Assessor de Imprensa desde Março de 2009, continua com fortes ligações ao Jornal Record e prova disso foi o título da “caixa” publicada pelo Sr. Luís Avelãs no dia 25 de Setembro, “Unanimidade nas Federações”, que é totalmente falsa, não tendo sequer o dito Senhor tido a preocupação em citar uma Federação que fosse que tivesse vindo a terreiro apoiar o Sr. Leandro.

Muito antes pelo contrário foram divulgadas pela imprensa declarações de diversas Presidentes de Federações desportivas a reclamar firmeza do Senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto contra a FPF e a FPV por estas Federações estarem a ser tratadas com “paninhos quentes” apesar destas duas Federações não terem adaptado os seus Estatutos à lei.

Voltando ao Sr. Rui Costa, a sua ética pode ser facilmente aferida pelo facto de, tendo sido contratado pela FPV, não ter suspenso a sua carteira de Jornalista, em violação do Código deontológico dos Jornalistas. Poderá com efeito confirmar que o dito Senhor continuou a ser contratado pela Audi Med Cup como jornalista.

A Federação de Vela de Portugal tem sido vítima da campanha de mentiras conduzida pelo Jornal Record que tem visado directamente os dirigentes dos principais Clubes de Vela nacionais e das principais Associações Nacionais de Classe de Vela que lançaram uma nova Federação de Vela para finalmente repor a legalidade e os financiamentos públicos que tanta falta fazem à Modalidade.     

Tratando-se da credibilidade do Jornal Record que está em jogo, o mínimo que seria exigível doravante seria o respeito pelo princípio do contraditório nas notícias que o Sr. Rui Costa encomenda ao Vosso Jornal, deixando este de ser o veículo da propaganda tendenciosa deste Senhor, em benefício do seu empregador FPV.

Deixo-lhe o endereço do Portal da Federação de Vela de Portugal – http://www.velaportugal.com/ bem como o meu telemóvel –             para qualquer esclarecimento que entenda necessário.

Melhores cumprimentos,

Nuno Gonçalves Henriques

Federação de Vela de Portugal – Presidente da Comissão Instaladora

Partilhar

Os comentários estão fechados.