Refazer o puzzle é o caminho

 

Está praticamente tudo dito sobre esta fase negra do Sporting, que surge na sequência de um acumular de opções erradas. Agora, resta olhar em frente e, pragmaticamente, definir quais são os melhores resultados que se podem conseguir com esta equipa técnica e com um plantel que era bom no início da época e hoje se diz já não valer nada.

De facto, onde está a habitual segurança de Rui Patrício, o talento de João Moutinho, a classe de Izmailov, a entrega de Vukcevic, a qualidade técnica de Matías Fernández, o futebol inteligente de Hélder Postiga, a promessa de Yannick? Por onde andam o grande Polga de outros tempos, o Grimi da época passada, o Caneira do golo ao Inter? Continuam lá, em Alvalade, embora pareça só haver Carriço a espaços, João Pereira quando não é expulso, Miguel Veloso na procura de outros voos ou Liedson sempre e em qualquer situação, o que é bom mas curto.

Os adeptos são também os mesmos, os de ontem e de sempre, os 20 mil que resistem ainda ao sofrimento dos jogos em casa, e os milhões espalhados por Portugal e pelo Mundo, que continuam a sentir o apelo da histórica camisola do leão.

Tudo isso está aí, intacto. E é nesse património que José Eduardo Bettencourt terá de se apoiar, assumindo equívocos do passado e evitando outros, reconstruindo pacientemente o puzzle que voltará a dar ao Sporting força, valor, coerência, autoridade… e glória.

Deixarem-se enredar em guerras intestinas contra o presidente ou o treinador, criticando este jogador e assobiando aquele, disparando, enfim, em todos os sentidos e contra os próprios pés é o pior que pode acontecer aos leões. E se a recuperação tiver que ser “à FC Porto”, o que tem? É um bom exemplo. Os ajustes de contas terão de ficar para depois.

Canto direto, publicado na edição impressa de “Record” de 13 Fevereiro 2010

Sábado, 13 Fevereiro
• 16:09 – Mokuna
Para os mais distraídos: Pongole,jogador que eu até não escolheria para o Sporting,jogou com Carlos Martins e Varela no Recreativo de Huelva onde,ao contrário dos portugueses, era titular, (Varela substituía-o por vezes),e,em virtude do seu rendimento foi pretendido pelo Atlético de Madrid para onde transitou, mas onde com Forlán e Aguero não era fácil ser titular.

 

• 15:56 – Mokuna
Se está tudo dito,não vale a pena bater mais no ceguinho.O Sporting já disse que este ano se limitaria a tentar manter o 4º lugar e que iniciaria uma mudança de estratégia sustentada com vista a um futuro melhor. Sendo assim,e como o interesse deve residir na luta pelos primeiros lugares,é tempo de se falar no Braga,no Porto e no Benfica, pois a luta será entre os três com a curiosidade de ver se este ano haverá algo de novo ou se a história será sempre a mesma:Jogam todos e no fim ganha o Port
• 15:13 – joao
Ja chateia repetir.P Bento NAO fez milagres.P Bento gastou 23/5 milhoes nesta Equipe que formou e ja pagou alguns contratos para irem embora,Roma e Tiui foram 2.Sao todos do Bento excpto 4 que ficaram do Peseio.e as compras de Inverno. Matias e de Bento,como Angulo e CaiTARDE.Falta la o Sa Pinto,com ou sem murros.Carvalhal apoiado 100% por JEB{com Bento seriamos 2,ontem} nao tem nem pode ter forca no Balneario.Quem e Garcao? Come la ha 10 anos….
• 13:14 – Izmailov is back!
Sr. Henrique, essa estatistica que apresente não está correcta. 1º Porque o Pongolle marcou nos ultimos 3 anos, 23 golos! 2º Porque o Saviola marcou 9! E ambos em Espanha! Como vê, o que o jogador fez no passado pouco importa. Importa sim, a sua qualidade. Pongolle já foi internacional pela França. Já ganhou a liga dos campeões e já ganhou a taça Intercontinental. Tem, como é evidente, qualidade. Se vale 6.6 milhões, vmaos ver… estaremos cá para ver…
• 12:54 – Paulo Salcedas
Ah pois é…. quando compraram o Pongolle eu disse…. este negócio é um fiasco, mas houve uns iluminados sportinguistas que acharam que eu não tinha razão…. os factos falam por si
• 11:06 – Henrique Lopes Guimaraes
Eu acho que o grande problema do sporting esta na administraçao… embora seja verdade que têm 1 guarda-redes e 1 defesa de manteiga quando um presidente se ausenta na fase decisiva para o sporting para ir passar umas ferias, quando na administraçao nao ha pessoas que percebem de futebol, so percebem de economia (e mal!) é complicado. Nao percebo como e que alguem da 6 milhoes por um avançado quem em 4 epocas marca menos de 10 golos….
• 9:43 – jose maduro
«O Grande Polga de outros tempos», nunca conheci. Está em Portugal desde o Verão de 2003, e não marcou um só golo no campeonato. Quanto ao resto – confirma-se o que se suspeitava: Paulo Bento andou 4 anos a fazer milagres com os parcos recursos que tinha à disposição. Pelos vistos, só os sportinguistas que o quiseram ver pelas costas não perceberam isso. Agora, aguentem as consequências.

 

Partilhar

Os comentários estão fechados.