Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

Quando elas ainda só eram as filhas de Adriano, Ângelo e Edite

“Segundo a educação que recebem, os filhos tornam-se para os pais uma recompensa ou um castigo” – Jean Antoine Petit-Senn, poeta franco-suíço (1792-1870)

Filhos1
Patrícia Estrela abriu a reportagem e Isabel Moreira e Margarida Correia foram fotografadas na escadaria do Parlamento

Isabel, de 15 anos, é peremptória, “adora política” e põe a hipótese de fazer uma carreira à semelhança do pai, Adriano Moreira. Confessa que gosta de discursar e de seguir pela televisão os debates, sobretudo quando são bem renhidos… Margarida, de 17 anos, não se interessa grandemente pela política. “Traz muitas chatices e estraga um bocado a vida familiar”, refere a filha de Ângelo Correia… Patrícia, de 16 anos, é a única que faz parte de uma organização política de juventude – a JS – mas nunca lhe passou pela cabeça seguir as pisadas da mãe, Edite Estrela…

Tudo isto e muito mais podia ser lido, em Junho de 1991, nas páginas Filhos, da Tomorrow, uma revista que, como indicava o título, se debruçava sobre o que há-de ser. Vinte e quatro anos passados e com as três entrevistadas de então em cima dos 40 anos, verificamos que só Isabel Moreira seguiu a vocação que já se revelava. Licenciada em Direito, optou pela carreira política, honrando o gosto pelos combates renhidos, no Parlamento, na bancada do PS – em 1991, o político que mais admirava ainda era Miguel Monteiro… – ou no debate de Barca do Inferno, da RTP Informação, em que deixa Manuela Moura Guedes à beira da apoplexia.

Ultima sessão de plenário da Assembleia da Républica antes das férias de Verão
Das três entrevistadas há 24 anos, Isabel Moreira foi a única que se deixou seduzir pela política

Margarida Correia formou-se em Gestão e trabalha numa companhia de seguros. No Verão, foi mãe de gémeos e tem mais dois filhos, de 8 e 3 anos. Quanto a Patrícia Estrela, licenciou-se em Marketing e é quadro da PT, sendo mãe de dois rapazes, de 10 e 8 anos. Os pais de ambas, calcula-se, respirarão de alívio.

Parece que foi ontem, Sábado, 15JAN14