Palácio Mayer iluminado a partir de hoje

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, acompanhado pelo vice-presidente e vereador com o pelouro do Urbanismo, Manuel Salgado, inaugura com o embaixador de Espanha em Portugal, Alberto Navarro, e com o presidente da Endesa, Andrea Brentan, hoje, 20 de Julho, pelas 21.45 horas, o novo sistema de iluminação e valorização da fachada do Palácio Mayer, patrocinado por aquela empresa.

O Palácio Mayer fica localizado na Rua do Salitre nº 1, onde funciona o Consulado Geral de Espanha e outros serviços da embaixada.

Situado numa das esquinas da Avenida da Liberdade com a Rua do Salitre, o palácio de Adolfo Mayer, como refere informação da freguesia de São Mamede, foi edificado em 1900, desenhado pelo arquitecto italiano Nicola Bigaglia, e distinguido, em 1902, com o primeiro Prémio Valmor. O seu carácter ecléctico está expresso nos apontamentos de cantaria da fachada, que combina elementos clássicos, românticos e modernos.

Entre 1918 e 1920 funcionou ali um clube nocturno. O nome Mayer associar-se-ia ao popular parque de diversões, instalado nas traseiras do palácio, inaugurado em 1922. Em 1930, o palacete foi adquirido pelo governo espanhol para aí instalar o seu Consulado Geral.

Partilhar

Os comentários estão fechados.