Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

O sistema do Sporting, por Alberto do Rosário

Não há fome que não dê em fartura. São cinco (5) os concorrente à liderança do Sporting. Aí está o mais do mesmo, o sistema a apadrinhar Godinho Lopes, que, pela forma grotesca como se referiu a outro candidato, se posicionou como uma segunda linha do grupo que representa.

O sistema perdeu o estilo quando o estilo era a sua referência mais marcante. O sistema não aguentou a proposta de rutura que Bruno de Carvalho, outra geração, tem vindo a defender. Vale tudo na resistência à mudança.

Assim, tudo o indica, a decisão vai estar entre estes dois pólos, de um lado o passado, com os resultados que se sabem, do outro a rutura e a vida nova. E sobre este novo e tentador caminho reside, para já, uma grande dúvida – mais até uma angústia – que é aquele fundo russo, ainda muito mal explicado.

Quanto aos restantes candidatos, são manobras de diversão. Mas, se tiverem oportunidade, não deixarão de se colar ao futuro poder. É a vida! Penso eu.

Bilhar grande, de Alberto do Rosário, publicado na edição impressa de Record de 16 março 2011