Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

O dia em que as estrelas se apagaram

“A justiça é como uma serpVento2ente, só morde os pés descalços” – Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, 1940-2015

Rodrigo Guedes de Carvalho não deve ter gostado da decisão de Ricardo Costa, novo director-geral de informação da Impresa, de o retirar da direcção de informação da SIC. Quando soube da notícia, recuei até 2004 e recordei o dia em que cheguei ao Tribunal de Oeiras como arguido num processo que o agora simplesmente pivô me moveu, como responsável editorial pela escrita sibilina, mas bem humorada, de Clarinha e Gracinha de Sousa Botelho, nas páginas do Tal&Qual e do 24horas. Rodrigo havia sido um dos protagonistas da crise intestina da SIC, em 2001, que levou à queda de Emídio Rangel, e saía regularmente na rifa das crónicas das manas fictícias. Sentindo-se ofendido, processou-me – quem anda à chuva, molha-se.

A entrada no edifício do queixoso e suas testemunhas dava um filme. De Ricardo Costa a Cândida Pinto, passando Paulo Camacho, era uma procissão de estrelas da TV contra o escriba anónimo e alguns jornalistas igualmente sem aura estelar. E eu perderia o caso se não tivesse tido a sorte de dar com um juiz a sério, que impôs o acordo: “Os senhores são todos jornalistas, entendam-se que eu tenho mais que fazer”. O advogado André Fontinha Raposo fez então um telefonema, Joaquim Oliveira pagou 1500 euros para despesas da papelada e lá foi tudo para casa, perante a indisfarçável irritação do vencedor antecipado.

Vento5

Mas para essa frustração foi também fundamental que os jornalistas Carlos Narciso e Waldemar Abreu, em litígio com a SIC, tivessem acorrido a depor a meu favor, esbatendo com isso a aparente vantagem divina. Um abraço, Carlos e Waldemar, e um renovado obrigado – pela solidariedade e pelo prazer desse momento inesquecível.

Parece que foi ontem, Sábado, 25FEV16