Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

Monsaraz, a Irreconhecível

Não passa um ano sem que revisite Monsaraz, sem dúvida um dos mais belos locais do País. Mas encontrei agora uma vila medieval irreconhecível, com as ruas interiores das muralhas abertas a um trânsito automóvel contínuo, que obrigava os visitantes a encostar-se à parede, até porque também a velocidade dependia da vontade dos condutores. E quanto a policiamento… zero.

Monsaraz

Além das viaturas em circulação, chocante ainda era o elevado número de veículos estacionados, daqueles que já lá estão quando chegamos e lá permanecem quando partimos. Mais do que a jóia histórica e arquitectónica que tanto encanta os turistas, Monsaraz parece hoje um lugar sem lei, onde reina o desleixo.

Fica um exemplo: entre o pelourinho e a igreja matriz, ambos em mau estado de conservação, estava plantada uma rulote comercial que poderia perfeitamente ter sido colocada noutro lado…

Ou tive azar no dia da visita ou Monsaraz vai, no que ao turismo respeita, por péssimo caminho.

Observador, Sábado, 22SET16