Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

MasterChef Australia: televisão com sabor

A quarta temporada, a de 2012, de “Masterchef Australia”, que vemos na SIC Mulher, é talvez o melhor programa de televisão transmitido em Portugal. E é bom em tudo: do júri aos chef’s convidados e dos concorrentes à realização, passando pelas opções culinárias, pela qualidade dos produtos ou pelos cenários naturais.

Sendo alto o nível, poderemos dizer que se encontra no júri – os chef’s Gary Mehigan e George Calombaris, e o crítico gastronómico Matt Preston, apoiados por outro chef, Matt Moran – o maior segredo do êxito da produção australiana. É que à arte dos três cozinheiros e à cultura de Preston junta-se o poder de comunicação dos quatro, que dispensa o corpo estranho de um apresentador e nos mantém colados ao ecrã, prontos a saborear a comida extraordinária que ensinam a fazer.

Temos em Portugal profissionais da mesma qualidade? Sem dúvida. O problema está na comunicação, que foi o que falhou na série portuguesa lançada pela RTP. Veremos se Manuel Luís Goucha conseguirá, na nova aposta da TVI, saltar esse fosso. Não será fácil.

Antena paranoica, CM, 1FEV14