Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

Júlio Isidro: o comunicador inesquecível

“Não viva cada dia como se fosse o último, viva como se fosse o primeiro” – Oscar Niemeyer, arquitecto, 1907-2012

Isidro7
Em 1992, confessou à revista Dona a sua decisão de voltar a ser pai, o que só aconteceria no final da década

Neste Janeiro em que completou 70 anos, e 55 de actividade profissional, Júlio Isidro continua figura consensual da rádio e da televisão em Portugal. No dia 16, merecidamente, as homenagens sucederam-se em directo e ao longo do dia, na RTP, a sua estação de sempre.

Isidro4
Em 1982, na 1.ª página do Off-Side, na sequência de reportagem sobre uma das suas paixões: a ginástica

Com duas filhas adolescentes, o comunicador tem sobre si uma condenação e uma bênção: precisa de trabalhar mais alguns anos e tem capacidade para o fazer sem necessitar de favores. É verdade que o seu pico de fama passou, não mais arrastará multidões como nos anos 80 – Febre de Sábado de Manhã ou Passeio dos Alegres, por exemplo, foram fenómenos de empatia com um público jovem que lhe garantiu, por décadas, altos níveis de popularidade.

Mas a televisão abusa do pensamento de Unamuno: “A vida é esquecimento e é há que abrir espaço para o que está por vir”. Caras novas, com mínimos de tudo, ocupam, assim, de forma tantas vezes chocante, o lugar de quem aportaria conhecimento, bom gosto e qualidade.

Isidro11
Em 1980, três anos depois de ter nascido, na TV, o Tio Julião surgia no suplemento de domingo do Portugal Hoje

Cruzei-me com o Júlio quando ele assinava – há 35 anos! – as páginas do Tio Julião no Portugal Hoje, e de então para cá transportei-o por quase todos os títulos em que trabalhei – é o meu tipo inesquecível. Vê-lo continuar em acção é o prazer, e o privilégio, que reclamo. Chapeau!

Parece que foi ontem, Sábado, 22JAN15

Isidro6
Entrevista ao Tal&Qual, em 2001