Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

José Eduardo e João Barnabé fazem balanço da noite eleitoral

Lista independente para o Conselho Leonino elege sete conselheiros

JOSÉ EDUARDO E JOÃO BARNABÉ MUITO SATISFEITOS COM RESULTADOS DA LISTA “A SOLUÇÃO”

 Conhecidos os resultados das eleições de sábado para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal e no rescaldo da noite eleitoral, a lista independente “A Solução” que concorria exclusivamente ao Conselho Leonino, liderada por José Eduardo e João Barnabé, entende oportuno fazer o seguinte balanço:

1. Congratular-se com o resultado muito significativo obtido pela lista “A Solução” e com o grande apoio que esta candidatura independente recebeu da parte dos sócios do Sporting, ao totalizar 12.840 votos, correspondentes a 14,35% do total, o que a coloca como a terceira lista mais votada para o Conselho Leonino. Em termos de votantes, esta lista recolheu o apoio de 2.172 sócios, o que corresponde a 15,12% do total de votantes.

2. Este óptimo resultado permite à lista “A Solução” eleger 7 Conselheiros Leoninos, colocando-a à frente de três das listas que concorriam igualmente à Direcção do Sporting (listas de Dias Ferreira, Pedro Baltazar e Abrantes Mendes). Resulta assim acrescido o nível de responsabilidade atribuído aos Conselheiros eleitos por esta lista de forma a não defraudar as legítimas expectativas dos sócios que confiaram nesta candidatura.

3. Tal como havia ficado acordado, os membros da lista “A Solução” reafirmam o firme propósito de dar continuidade ao seu movimento após as eleições. Os Conselheiros Leoninos eleitos, juntamente com os outros elementos da lista, irão agora formalizar a criação de um grupo de reflexão, abrindo-se a outros sócios, visando estimular o debate interno no Clube.

4. Os Conselheiros eleitos pela lista “A Solução” mantêm o firme propósito de, através da sua eleição, contribuírem para alterar hábitos e mentalidades no Conselho Leonino, acompanhando a direcção sem receio de a contrariar quando está em causa o interesse do Clube, e intervindo com coragem, conhecimento e experiência.

5. Lamentar os incidentes que ocorreram durante a noite eleitoral e a forma pouco heterodoxa como decorreu o apuramento dos resultados, sem que nada fosse feito, de positivo, da parte dos responsáveis do Sporting em exercício para tranquilizar e serenar a natural ansiedade dos sócios do Clube.

6. Mostrar a sua estranheza, e a sua indignação, pela forma ligeira como o presidente da Assembleia Geral eleitoral comunicou publicamente, a todos os sportinguistas e à comunicação social presente, os resultados relativos às eleições para o Conselho Leonino. Em particular, a forma indigna como se referiu à lista “A Solução”, classificando-a de “lista incompleta”, não a identificando por qualquer via, nem referindo qualquer dos seus promotores ou membros. Quem, de forma séria, abnegada e visando exclusivamente servir este grande Clube que é o Sporting, se sujeitou ao escrutínio dos sócios, julga-se no direito de merecer um tratamento condigno, o que manifestamente não aconteceu.

7. Estranhar que não tenham chegado à Comunicação Social os resultados obtidos pela lista “A Solução” que foi, reconhecidamente, um dos vencedores da noite eleitoral do Sporting, com um resultado histórico para uma candidatura independente, numas eleições muito polarizadas pela eleição do próximo presidente do Clube.  

José Eduardo                                                                  João Barnabé