Fundação Luís Figo apoia campos de férias para crianças carenciadas

A Fundação Luís Figo apoia as crianças carenciadas, com e sem deficiência, que durante os meses de Julho e Agosto frequentam, por um período de duas semanas cada uma, a custo zero, os campos de férias Espaço IN BIPP Férias 2010, destinados a crianças e jovens com necessidades especiais. Este campo de férias tem como objectivo desenvolver actividades com crianças com necessidades especiais, portadoras de deficiência ou por carência de ordem social, de modo a incentivar a inclusão de todas as crianças em contextos regulares.   

Este campo de férias inclusivo promovido pelo BIPP – Banco de Informação de Pais para Pais – visa dar respostas qualificadas e desenvolver as competências cognitivas e de socialização de crianças e jovens através de actividades recreativas e desportivas onde a praia será o espaço de eleição, mas não só. O apoio da Fundação Luís Figo ao Espaço IN BIPP Férias 2010 consiste em assegurar apoio às famílias das crianças carenciadas, com ou sem deficiências, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, no período de interrupção lectiva – Férias de Verão –, promovendo um espaço seguro e de bem-estar que estimule o desenvolvimento qualificado e inclusivo, à medida de cada um.

«Este apoio insere-se nos vários projectos que a Fundação desenvolve para proporcionar momentos pedagógicos e lúdicos a crianças carenciadas ou com incapacidades e que de outra forma não teriam acesso» afirma Sara Souto, Directora-Geral da Fundação Luís Figo. «As férias de Verão devem ser de alegria e felicidade para todas as crianças e este projecto consegue proporcionar esses momentos, bem como a formação e desenvolvimento pessoal daqueles que mais precisam» conclui.

Joana Santiago, Presidente do BIPP, afirma que “Face aos inúmeros pedidos das famílias que procuram o BIPP sentimos a necessidade urgente de criar uma resposta para a inclusão de crianças com necessidades especiais, quer sejam portadores de deficiência ou de carência social. Vivemos ainda numa sociedade repleta de barreiras que impedem a inclusão destas crianças especiais em todas as actividades extra-curriculares prejudicando o seu desenvolvimento e dificultando a gestão familiar em que os pais trabalham e não têm onde deixar os seus filhos por longos períodos de tempo durante o ano.” Concluindo que “Através do apoio da Fundação Luís Figo é possível ao BIPP incluir 50 crianças carenciadas também elas com necessidades especiais, e assim dar uma resposta de integração e de participação activa e significativa de todos”. 

O Espaço IN Férias BIPP 2010 realiza-se na Escola EB1 do Estoril, até ao dia 10 de Setembro. Para além da Fundação Luís Figo, o projecto tem como entidades parceiras, a Câmara Municipal de Cascais através da cedência do espaço físico e alimentação e o Centro de Serviços para o Desenvolvimento Psicomotor e o Talentos Especiais, responsável pela coordenação técnica.

Para mais informações:

GCI

João Nabais

21 358 80 23 / 93 542 00 04

Partilhar

Os comentários estão fechados.