Enfim alguém faz algo pelos jardins de Lisboa…

Reabertura do Jardim França Borges (Príncipe Real)

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e o vereador José Sá Fernandes vão estar presentes no dia 22 de Maio, às 10 horas, na reabertura do Jardim França Borges (Príncipe Real).

Este jardim foi alvo de importantes obras de requalificação, nomeadamente, a substituição e recuperação de pavimentos; recuperação do coberto vegetal, incluindo a plantação de novas árvores e substituição de outras; e substituição da iluminação pública, aumentando a eficácia luminosa e tornando-a adequada a este espaço. Foi também introduzido mais mobiliário urbano e recuperado o parque infantil. A intervenção manteve o traço original do jardim, salvaguardando a importância patrimonial que tem na história das praças-jardins de Lisboa.

Na ocasião será também aberto o aqueduto do Loreto, no troço de 410 metros que estabelece a ligação entre o jardim França Borges e o miradouro de São Pedro de Alcântara. Esta abertura insere-se no âmbito de um protocolo, assinado em Janeiro de 2009, entre a Câmara Municipal de Lisboa e a EPAL, e que visa a abertura ao público de vários aquedutos até aqui encerrados.

As obras de requalificação efectuadas pela EPAL, neste trajecto, contemplaram a recuperação da clarabóia e das galerias do aqueduto. A intervenção nas galerias do aqueduto consistiu na recuperação das paredes e, também, na retirada do interior das galerias das cablagens, entretanto desactivadas, e respectivas estruturas de suporte. Procedeu-se, ainda, à instalação de iluminação ao longo do percurso que passará, assim, a estar visitável a partir de sábado, dia 22 de Maio.

Para assinalar este momento estão ainda previstas várias animações, quer para o jardim França Borges, quer para o miradouro São Pedro de Alcântara.

Partilhar

Os comentários estão fechados.