Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

Em defesa dos jovens jogadores portugueses

De: João Taniças [mailto:joaotanicas@hotmail.com]
Enviada: sábado, 5 de Novembro de 2011 12:56
Para: Record
Assunto: Jogadores de Portugal Sub20 no Mundial

Caríssimos Srs. do Record,

É com muita tristeza, mas sobretudo indignação que abordo este assunto, no qual não consigo ficar indiferente.

Quem está minimamente atento à 1º Liga, já reparou que é cada vez mais difícil encontrar jogadores portugueses, sobretudo nas equipas “grandes”, situação que nem passou despercebida à impressa internacional (New York Times).

Perante degradante cenário, acredito que a impressa desportiva deve actuar, pois é dotada de uma capacidade de influência enorme, moldando mentalidades e formas de encarar o desporto.

Neste sentido, sugiro que se realizem reportagens sobre os jogadores da selecção portuguesa sub20, que tão bons resultados tiveram no recente Mundial. Tema muito interessante, no qual se podia constatar a situação em que se encontram, a evolução (ou não…) desses jovens, em que clubes actuam, se são titulares nos referidos clubes, etc. Ou seja, há muito material por onde pegar e desenvolver, de forma cativante.

É necessário mostrar que estes jovens não foram esquecidos, que a impressa está atenta (e por arrasto, os leitores…) e que deseja o sucesso destes. Pois, só ao serem notícia e destaque, vão ser encarados como um caso sério (até podem criar polémicas, criticando os clubes que não apostaram nestes jovens e os deixaram escapar…).

Deixo outra sugestão pertinente, porque não realizar todas as semanas entrevistas ou rubricas dedicadas a jogadores jovens portugueses da 1ª, 2ª Liga ou até mesmo juniores, nas quais apresentariam a evolução, vídeos e expectativas. Excelente forma de descobrir jovens promessas, mostrando aos dirigentes desportivos e aos adeptos a qualidade da matéria prima nacional.

Tendo em conta a actual situação de crise e principalmente de descontentamento geral, é preciso mostrar que acreditamos na capacidade dos portugueses, quem acreditamos em Portugal. Chega de invasão de futebolistas estrangeiros sem qualidade, que roubam o lugar aos nossos jovens.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,

João Taniças
joaotanicas@hotmail.com