Dossier has been – Osvaldo Silva, o leão que marcou 4 golos ao Manchester United

Este senhor, que vemos na foto com a filha Eunice ao colo, foi um enorme jogador de futebol. Chamava-se Osvaldo Silva e veio do Brasil para integrar a grande equipa do Sporting que na época de 1963/64 conquistou a Taça dos Vencedores das Taças, uma precursora da Taça UEFA e da Liga Europa.

Numa das eliminatórias, os leões foram goleados em Manchester (4-1), pelo Man. United de Best, Bobby Charlton e Dennis Law, com Osvaldo Silva a marcar o golo solitário do Sporting.

Quando tudo parecia perdido, em Lisboa a equipa leonina rubricou uma das páginas mais gloriosas do futebol português, conseguindo eliminar o poderoso MU, que deixou Alvalade vergado ao peso de uma humilhante derrota: 5-0! E quem marcou os 3 primeiros golos? Adivinhou, leitor: Osvaldo Silva.

Quarenta e seis anos depois, a poucas horas de nova batalha europeia, e contra uma equipa inglesa, aqui deixo esta imagem do querido e saudoso Osvaldo, que tive a felicidade de tantas vezes ver jogar, na esperança que os que estão hoje no seu lugar sintam, numa fase má do Sporting, que a vitória só depende da sua vontade, do seu talento e do seu coração.

Falta referir apenas que a filhota que Osvaldo Silva exibe com tanto orgulho é a minha amiga Eunice Meneses, que me deu o prazer de me secretariar quando dirigi o diário “24 Horas”, entre 2001 e 2003, e que vejo hoje a trabalhar aqui, no mesmo grupo editorial, a Cofina, agora como secretária de uma amiga comum, a jornalista Luísa Jeremias, diretora das revistas “TV Guia” e “Flash!”.

É também para a Eunice esta homenagem que aqui presto à memória de seu pai e à recordação da sua invulgar qualidade humana e futebolística.

Partilhar

Os comentários estão fechados.