Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

Dossier has been – uma foto em S. Miguel

Recuo até 1974 para descrever esta “foto histórica”, tirada cá pelo rapaz num miradouro de São Miguel, Açores – não recordo o nome, mas talvez Santa Iria…

O mais interessante é a família que podemos ver na imagem, a família Ribeiro: a mãe Isabel e o pai Ramiro com o seu rebento Bernardo… Ribeiro. Exatamente, o Bernardo Ribeiro com quem eu trabalharia, vinte e muitos anos mais tarde, no “24 Horas”, e que é o atual subdiretor… de Record. Como é a vida!

A explicação para o feliz encontro é simples: eu exercia funções na RDP, aliás, EN (estava nos Açores integrado numa equipa que tinha um relatório sobre comunicação social para elaborar), e o Ramiro Ribeiro, que trabalhava na RTP, passava férias com a mulher e com o rebento. A família queria ficar completa na foto, por isso… “ó meu, não te importas de fazer aqui um click?”

E assim se fez história… nas vidas de cada um de nós.