Colunista do "Record" e do "Correio da Manhã", anarco-individualista e adepto do Belenenses e do Real Madrid, Alexandre Pais foi diretor do "24horas", de 2001 a 2003, e do "Record", de 2003 a 2013, tendo iniciado o seu percurso jornalístico no "Mundo Desportivo", em 1964.

Mina das chamadas de valor acrescentado estará a esgotar-se?

As receitas da SIC caíram 7,5%, para os 83 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, em grande parte devido à quebra verificada nas chamadas telefónicas conhecidas como de valor acrescentado.

VA-5

Pode ser o início do fim – ou apenas uma crise passageira? – de uma mina explorada há muito pelos meios, mas levada mais a sério pelas estações de televisão nos últimos anos, mal as receitas de publicidade começaram a cair e se tornou necessário recorrer à imaginação.

O fenómeno vem do princípio dos anos 90, quando as revistas semanais esbarraram com um filão proporcionado por uma tecnologia até aí desconhecida. Entre 1992 e 1993, o título que eu dirigia, a Dona, pagou os salários só com o novo negócio, no caso resultante da parceria com a Moraudiotel, de João Tito de Morais. Um minuto custava quase 200 escudos (1 euro!) e havia vários anúncios por edição – do tarot da Maya a concursos que sorteavam prémios que iam de micro-ondas e máquinas de lavar a motorizadas e automóveis.

Decorridos 23 anos e tendo-se atingido o auge da produção em plena crise económica, a importância desta mina vai obrigar a novas escavações, que permitam manter a facturação. Não será tarefa fácil.

Parece que foi ontem, Sábado, 6AGO15

VA-3