Manuel Luís Goucha: um abraço que chegou a tempo

“A dor de partir não é nada em comparação com a alegria do reencontro” – Charles Dickens, romancista inglês, 1812-1870

Goucha1

No restaurante da Justa e do Nobre nos reencontrámos agora: duas horas de conversa para pôr 24 anos em dia

Conforme vou envelhecendo, pago o pesado preço de ver partir muitos daqueles de que mais gosto. Perdi a conta a amigos de quem não me despedi, a cumplicidades que não recuperei, a almoços que acabam adiados como se houvesse sempre amanhã, a abraços que gostaria de voltar a dar, sabendo fortes as probabilidades de que isso nunca venha a suceder. Sobram as desculpas, da falta de tempo à relha teoria de que a vida afasta as pessoas. Tudo conversa.

Há um quarto de século, num jantar no Bar Bairro Alto, conheci o Manuel Luís Goucha, que já então se dividia pela televisão e pelos livros de culinária, actividade em que o icónico Em Banho-Manel o lançara em definitivo. Estabelecemos desde esse encontro uma forte empatia, alargámos o convívio àqueles com quem vivíamos e, em 1991, fomos, com a Fátima Raposo, a Malta e à Sicília, numa viagem inesquecível. Depois, cá está, a vida profissional afastou-nos, ainda que continuássemos a seguir os nossos percursos, ele por amizade e eu porque, sendo impossível não lhe acompanhar o êxito, nunca esqueci a sua personalidade avançada e frontal, a sua cultura e o seu humor, e esse raro dom numa figura pública, e muito dele, que é a capacidade para ouvir os outros.

Goucha3

Em 1991, num jantar em Malta, junto ao mar, perto da capital, La Valletta

Goucha4

Mais de 30 anos separam as edições de Em Banho-Manel, do Círculo de Leitores, de As Receitas Cá de Casa, que a Porto Editora lançou há dias

Goucha98Agora, que chegou às bancas o seu último livro, As Receitas Cá de Casa, e eu vivo um duro sentimento de perda, achámos, 24 anos decorridos, que era tempo. E como foi bom o nosso abraço!

Parece que foi ontem, Sábado, 22OUT15

Goucha5

Com Fernando Pereira, Carlos Castro e outros colunáveis da altura, no júri de um concurso de misses, em 1991

 

 

Partilhar

Os comentários estão fechados.